Samurai - Um pouco sobre sua história


Oi Pessoal! Tudo Bem? Hoje quero trazer um pouco sobre os Samurais para vocês, Tenho que admitir que essa postagem também me ensinou um pouco mais sobre estes lendários guerreiros. 

Resumo breve
O processo histórico que culminou na formação da casta social dos samurais teve início já no século VIII. Mas foi apenas com o estabelecimento do primeiro xogunato, no final do século XII, é que teve início o período de sete séculos de dominação política e social samurai sobre o povo japonês, que terminou com a Restauração Meiji e a queda do terceiro xogunato, na segunda metade do século XIX.

O samurai era uma pessoa muito rígida moralmente, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, pois em seu código de ética era preferível morrer com honra a viver sem a mesma.

Seppuku, suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa-a para cima eviscerando-o. Uma morte dolorosa e honrada.

Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.

Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.

Pelo fim da era Tokugawa, os samurais eram burocratas aristocráticos ao serviço dos daimiô, com as suas espadas servindo para fins cerimoniais. Com as reformas da era Meiji, no final do século XIX, a classe dos samurais foi abolida e foi estabelecido um exército nacional ao estilo ocidental. O rígido código samurai, chamado bushido, ainda sobrevive, no entanto, na atual sociedade japonesa, tal como muitos outros aspectos do seu modo de vida.

Os Samurais, como classe social, deixaram de existir em 1868, com a restauração Meiji, quando o imperador do Japão retomou o poder do país.

Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente.


Significado do Nome
O nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Portanto, sua maior função era servir, com total lealdade e empenho, o Imperador. Em troca disso recebiam privilégios terras e/ou pagamentos, que geralmente eram efetuados em arroz, numa medida denominada koku (200 litros).

Um termo mais apropriado para Samurai é bushi 武士 (significando literalmente "guerreiro ou homem de armas") que era usado durante o período Edo.

Bom Pessoal, Por hoje é só. Caso você queiram mais sobre os samurais tenho em mente mais duas postagens e dessa vez um pouco menor, mas não menos importante!
Abraço!



Fonte: Wikipédia  

Caso tenha algo que esteja errado podem corrigir nos comentários, Obrigado! 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

4 Comentários

Comentários
28 de dezembro de 2015 18:04 delete

Nossa que super bacana, eu não sabia da história sobre Samurais, assisto vários filmes sobre isso mais nunca soube nada da história de fato!
gostei muito!
Beijoos
http://onlypoison1.blogspot.com.br/

Reply
avatar
29 de dezembro de 2015 00:18 delete

Oi Maria, que bom que gostou, irei fazer mais alguns posts sobre os samurais (eu espero que sim rsrsrs). Obrigado pela sua visita e comentário.
Abraços! :D

Reply
avatar
1 de janeiro de 2016 12:51 delete

Oii!!! Achei bastante interessante, sempre gostei muito de saber mais sobre os Samurais, era uma realidade extremamente bem diferente da nossa. Além disso, saber um pouco sobre eles nos ajudam a saber um pouco mais sobre a cultura japonesa, aliás até hoje muito jovens se matam pois não conseguiram atingir suas metas. Complicado... Um post bem informativo, gosteei!
Muiiito abraçoss, e Feliz Ano Novoooo!!! :D

Reply
avatar
1 de janeiro de 2016 20:00 delete

Realmente existe mesmo muitos jovens principalmente no Japão que se matam por não conseguirem sucesso em suas metas.
Que bom que gostou do post. Obrigado! Feliz Ano Novo!!!
Abraços!!!

Reply
avatar

Parceiros

Parceiros

Seguidores